Muito se fala sobre a harmonização facial nos dias de hoje. Os procedimentos relacionados ganharam destaque no mundo das celebridades, provocando verdadeira corrida às clínicas de estética e aos consultórios médicos por todo o país.
Também conhecida como harmonização orofacial (HOF), o conjunto de técnicas baseia-se no entendimento de que se pode harmonizar o rosto humano para enquadrá-lo em um modelo, com a eliminação ou a suavização dos sinais de envelhecimento da pele e outros traços indesejados.
A harmonização facial pode ser conquistada através de diferentes abordagens, e uma delas é a chamada harmonização full face. Você sabe o que significa? Acompanhe este informativo e saiba mais sobre o assunto.
O que é harmonização full face?
Geralmente, as técnicas de harmonização orofacial corrigem pequenas imperfeições locais, sobretudo aquelas associadas ao envelhecimento natural da pele. Essas técnicas também são empregadas em casos de traumas gerados por acidentes ou em situações de insatisfação do paciente com seu próprio rosto.
No caso da harmonização full face, cuja tradução simples corresponde a “rosto inteiro/completo”, a harmonização é realizada pensando no rejuvenescimento completo e no equilibrado de todo o rosto.
Para a realização da revitalização total, emprega-se um conjunto de técnicas a partir da análise completa da face do paciente, levando-se em consideração rugas, proporções, flacidez e outros parâmetros. A harmonização full face foca na dinâmica muscular total da face e como modelá-la de acordo com a vontade do paciente.
Quais são as principais técnicas utilizadas na harmonização full face?
Na harmonização full face, as técnicas utilizadas são aquelas comumente aplicadas na HOF de forma pontual. A diferença, como citamos, é que na abordagem full face, essas técnicas operam em conjunto para abranger todo o rosto. São elas:
- toxina botulínica;
- bichectomia;
- bioestimuladores;
- fios de sustentação;
- tratamentos da pele;
- lipoaspiração da papada;
- rinomodelação;
- preenchimento com ácido hialurônico (labial ou facial);
- skinbooster.
Vale ressaltar que a abordagem full face trouxe à tona técnicas menos conhecidas, mas que ganharam destaque, por exemplo: linha da mandíbula, efeito blush, papada, sobrancelha, dentre outras técnicas.
Dentre os protocolos de harmonização full face com sucesso nos consultórios que oferecem o serviço, destacam-se duas:
- MD Codes: definição de pontos de aplicação de ácido hialurônico por toda a face;
- Vetorização 3D: feito com o auxílio de softwares, no qual criam-se vetores para o planejamento de toda a face, e só a partir daí aplicam-se as técnicas mais indicadas ao paciente.
Atualmente, também é comum encontrarmos profissionais que realizam combinações de técnicas full face a fim de alcançar resultados mais satisfatórios. É o caso dos preenchimentos com ácido hialurônico associados aos fios faciais (cujos resultados mostram-se mais expressivos), e o uso de fios faciais associados ao skinbooster, o que garante a hidratação de áreas profundas.
Quais as vantagens da harmonização full face?
Seguindo o que já abordamos sobre a HOF, a harmonização full face também possui rápida recuperação, resultados visualizados em pouco tempo e pouca ou nenhuma intercorrência. É possível aplicar o conjunto de técnicas no mesmo dia em que o paciente for à clínica ou por partes. De modo geral, podemos elencar como principais vantagens:
- não requer intervenção cirúrgica;
- aspecto natural;
- melhora a autoestima do paciente;
- retarda os sinais de envelhecimento;
- oferece um rosto mais harmônico e simétrico.
Como começar a realizar esse procedimento?
O aprendizado das técnicas de harmonização full face é feito por profissionais que já trabalham com a HOF convencional; ou seja, os cursos nessa área são de especialização e oferecidos por diversas plataformas no ramo da estética.
Na maioria dos cursos, os alunos aprendem sobre marketing odontológico, precificação e diversas formas de gestão voltada à odontologia. Quanto ao conteúdo específico, busque pelos cursos que ofertem boa quantidade de aulas práticas, exatamente para que seus serviços ofereçam a segurança necessária aos futuros pacientes.
Além das possibilidades de cursos na área, nossos livros podem ser ótimos complementos nos estudos. Lembre-se que o estudo constante das atualizações na área e o aperfeiçoamento na execução das técnicas de HOF são essenciais para quem deseja destacar-se no mercado. Leve em consideração que o ramo da harmonização orofacial aumenta ano após ano.
Bons estudos e até a próxima!