Atualmente, com o avanço das tecnologias de comunicação e da informação em massa, tornou-se inviável empreender sem a utilização dos recursos digitais. O advento da internet trouxe agilidade e aumento na produtividade em diversos setores estratégicos, sobretudo na área de vendas e atendimento ao público.
Dentre os setores agraciados pela evolução da tecnologia, certamente a odontologia é um dos mais impactados positivamente. Com a melhoria das técnicas odontológicas e o surgimento de novas especialidades, os cirurgiões-dentistas conseguiram expandir sua área de atuação e, consequentemente, conquistaram novos mercados.
Contudo, muitos desses profissionais passaram a se deparar com os clássicos problemas de gestão em suas empresas. Afinal, cada clínica odontológica possui seu nicho próprio de técnicas aplicadas e de perfis de pacientes atendidos.
O primeiro passo rumo à efetividade na gestão das clínicas odontológicas é a elaboração de um planejamento estratégico. E nada mais pragmático que a utilização de uma boa ferramenta tecnológica para auxiliar os profissionais em odontologia na busca de bons resultados. Esse é um dos princípios mais importantes na aplicação de um software em gestão de consultórios.
Se esse é o seu caso, você está no lugar certo. Acompanhe o artigo abaixo e saiba mais sobre dicas e sugestões para a escolha do melhor recurso tecnológico para o seu empreendimento. Boa leitura!
A importância da organização para gerir qualquer negócio e o apoio das tecnologias existentes
Todo empreendimento demanda a organização de seus principais componentes. O fluxo de trabalho é o conceito que se deve ter em mente para manter a rentabilidade da empresa no positivo, algo que somente se sustenta com organização interna eficiente e de fácil assimilação por todos os funcionários.
A organização de uma empresa (tanto em relação aos pacientes, laboratório, parceiros, quanto ao corpo interno) diz muito sobre o planejamento estratégico adotado pelos seus gestores. Por esse motivo, torna-se imprescindível que os cirurgiões-dentistas tenham o conhecimento básico das técnicas de gestão de negócios.
Um bom gestor é um bom líder. Ele precisa ter em mente os processos que levem à execução do serviço em seu empreendimento, as políticas envolvidas, as estratégias adotadas e excelente diplomacia (tanto com seus funcionários, quanto com o público-alvo de seus negócios). No caso dos consultórios odontológicos, a gestão se torna uma tarefa árdua para os dentistas que precisam se dividir entre a administração da clínica e os serviços especializados em saúde odontológica.
É pensando na facilitação desses processos que, atualmente, recorre-se com frequência a recursos tecnológicos baseados em CRM (Customer Relationship Management). Esse tipo de recurso nada mais é que um software (programa de computador) especializado na gestão de relacionamento entre as empresas e seus clientes.
No caso das clínicas odontológicas, esses softwares de gestão são programados para atender critérios específicos do setor odontológico e têm por objetivo melhorar o fluxo de trabalho dos cirurgiões-dentistas e de sua equipe.
Que critérios são esses? É o que veremos a seguir!
Por que é tão importante utilizar a tecnologia para gerir seu consultório?
O maior impacto na utilização de softwares na gestão das empresas vem sendo atribuído à melhoria do fluxo de trabalho. Graças a esse fator, a produtividade dos empreendimentos que adotam recursos tecnológicos passou a ter aumento progressivo se comparada aos negócios tratados sem o auxílio de qualquer tecnologia.
Esse reflexo também se aplica às clínicas odontológicas e suas especificidades.
Um ponto indiscutível quanto aos softwares de gestão dos consultórios odontológicos é a organização interna e imediata dos dados mais sensíveis desse tipo de setor. Afinal, a garantia de uma boa gestão leva em conta alguns pontos fundamentais que podem ser automatizados, tais como:
- Controle financeiro;
- Conhecimento sobre os lucros e os dividendos do consultório;
- Cálculo de prejuízos ou de desperdícios;
- Fluxo interno (rotina de trabalho);
- Organização de fornecedores e do estoque;
- Cronograma com horários para atendimento ao público.
Com a utilização da tecnologia para automatizar esses processos, a clínica odontológica ganha com a otimização dos serviços prestados e passa a caminhar na direção do sucesso do empreendimento. Algumas consequências são imediatas, tais como: diminuição na chance de erro humano, melhora na organização interna, excelência nos processos especializados.
Um lembrete: a contratação do um software de gestão que atenda às suas necessidades requer bom treinamento na equipe. Por esse motivo, ressaltamos que a escolha do software sempre deve se basear no direcionamento do seu planejamento estratégico. Mais uma vez, fica claro a importância do conhecimento prévio de alguns conceitos em gestão de empresas para a garantia do sucesso de um consultório odontológico.
Como escolher o software ideal para sua clínica/consultório?
Até aqui, vimos um pouco sobre a importância de uma gestão eficiente para a saúde financeira de uma clínica/consultório odontológico. Abordamos também os principais motivos para a utilização de tecnologia nesse tipo de gestão. Agora, falaremos um pouco sobre quais parâmetros devem se basear para a escolha da tecnologia disponível no mercado e voltado às necessidades do seu empreendimento.
O primeiro ponto que gostaríamos de abordar para ajudar na sua escolha reflete bastante a principal tendência de software CRM no mundo, atualmente. Que tendência seria essa?
Trata-se de sistemas on-line, baseados na nuvem. Os softwares on-line têm a vantagem de não necessitarem de servidor físico, além do acesso ser limitado a todas as plataformas digitais conhecidas atualmente. Então já sabe: escolha um programa que garanta sua execução em qualquer dispositivo de acesso à internet, além de contar com um bom banco de dados à sua disposição.
Outro fator crucial na sua escolha deve ser a predileção por softwares exclusivos para clínicas odontológicas. Atualmente, o mercado de softwares baseados em CRM conta com inúmeras opções, das mais simples aos mais complexos sistemas de gestão e relacionamento com o cliente. Isso acaba por contribuir para dificuldade na hora da escolha do produto perfeito, ou seja, aquele que se adeque de forma otimizada ao fluxo de trabalho de sua clínica/consultório.
Investir tempo para a realização de testescom os softwares e treinamento na sua utilização pode significar a diferença entre a aquisição de um produto que vá fazer a diferença ou um produto que acabe por ser apenas prejuízo.
Invista em softwares de gestão capazes de centralizar o maior número de informações, otimizar tarefas rotineiras (tais como agendamento de consultas e organização de horários) e que também possam gerar relatórios financeiros de alta performance. Ou seja, invista em tecnologias de gestão aprimorada.
De forma resumida, além dos pontos citados acima, podemos elencar os principais aspectos a seguir, essenciais para a escolha do produto a ser comprado:
- Preço
- Funcionalidades indispensáveis
- Integração com outros sistemas
- Simplicidade
- Interatividade
- Conectividade
- Atendimento e suporte
- Tecnologia aplicada
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