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6 Dicas que vão te ajudar na Comunicação Clínica odontológica

O processo de atendimento no consultório vai muito além de técnicas. Na hora de fazer o trabalho de forma eficaz a comunicação é imprescindível. 

A boa comunicação tem um grande impacto na experiência do paciente durante o tratamento. Quando realizada de forma errada, ela pode causar estresse, tensão e outras séries de fatores que vão implicar no resultado de qualquer procedimento.

Não há como negar a importância da boa comunicação entre quem está recebendo os cuidados e aquele que está provendo. Por isso trouxemos aqui 6 Dicas que vão te ajudar na Comunicação Clínica odontológica.

Boa leitura!

  1. Comece pela primeira impressão
  2. Seja Lúdico
  3. Olhe os sinais corporais
  4. Entenda seu paciente
  5. Técnicas para deixar o paciente mais confortável
  6. A comunicação continua
  7. Conclusão

1. Comece pela primeira impressão

Como já dizia o ditado “A primeira impressão é a que fica”, a comunicação durante o atendimento inicial é imprescindível por ser o primeiro contato. 

Questões como: agendamento, recepção, mensagens por meios de comunicação devem ser avaliadas e dada a devida atenção para que seu paciente tenha uma experiência completa e tranquila. 

Certifique-se de ter uma equipe preparada para realizar esse contato inicial, se for o caso, treinar todos para que a comunicação seja efetiva.

2. Seja Lúdico

Sabemos que na hora da consulta é comum utilizar termos técnicos, porém os pacientes atendidos muitas vezes não possuem a mesma instrução e acabam se perdendo na explicação.

Esse é um dos pontos de maior atenção na hora de se comunicar, é aqui onde os ruídos entre o que você está falando e o que seu paciente entende podem acontecer. 

Uma comunicação efetiva deve ter palavras claras e de fácil entendimento, se for preciso, mostre exemplos para evitar dúvidas. 

Evidências mostram que pessoas que estão mais envolvidas em discussões sobre sua saúde e o processo de tomada de decisão sobre o tratamento são mais satisfeitas com seus cuidados e conseguem seguir adequadamente o plano de tratamento. 

Quando seu paciente não entende o que você está falando isso pode deixá-lo desconfortável, tenso e insatisfeito. Isso irá atrapalhar o seu relacionamento e afetar na hora do resultado.

3. Olhe os sinais corporais

Visto que o paciente está impossibilitado de falar, a melhor forma de entendê-lo é se atentar aos detalhes e as expressões corporais. 

Inquietação na perna, mãos geladas, respiração ofegante, são alguns dos sinais que podem indicar haver algo de errado. 

As pessoas lidam com seu tratamento de formas diferentes, dependendo da experiência de vida, características sociais, culturais e expectativa sobre os cuidados. 

Alguns pacientes ficam com medo apenas com o som da broca odontológica, sendo assim o ideal é perguntar se está tudo bem assim que perceber esses sinais e gradualmente ganhar a confiança.

4. Entenda seu paciente

Como dito anteriormente, cada paciente possui sua experiência individual, a partir dela é desenvolvido expectativas, medos e às vezes traumas levados para a consulta

Nesse momento ouvir é a opção certa para realizar a comunicação efetiva. Para os pacientes, ser ouvido é um dos aspectos mais importantes durante o atendimento. Pode parecer óbvio, ainda assim, algumas pessoas possuem dificuldades em receber a mensagem que o outro quer passar. 

Muito além de apenas ouvir, é importante estar em sintonia com o seu paciente e responder de forma apropriada, e principalmente, estar alerta a pistas que indiquem o que o paciente está tentando transmitir.

5. Técnicas para deixar o seu paciente confortável

O primeiro passo é deixar o paciente se sentir tranquilo desde o início da consulta. Utilizar a comunicação centrada no paciente pode ajudá-lo a se sentir mais confortável e aberto a se comunicar. 

Utilizar perguntas abertas, ouvir ativamente, ter uma abordagem empática e perceber e responder pistas verbais e não verbais são as principais formas de fazer com que seu paciente se sinta seguro no ambiente.

Além disso, é importante mostrar para a pessoa que ela será tratada da melhor maneira possível, e não apenas um conjunto de sintomas. 

6. A comunicação continua

O acompanhamento pós-atendimento é essencial para que o processo seja finalizado com sucesso. Especialmente se o paciente passou por algum procedimento que pede mais atenção, no dia seguinte é importante continuar a comunicação para garantir que está tudo certo.

Com o apoio da sua equipe, é considerável ligar ou mandar uma mensagem para se certificar de que o tratamento está seguindo como previsto. Não deixe seu paciente desamparado, esse é o momento ideal para reforçar os cuidados necessários. 

Além disso, isso pode ser o diferencial de seu atendimento, manter o contato de forma gentil e humanizada, preservando a confiança e a boa relação com seu paciente.

7. Conclusão

Empatia e comunicação humanizada são os segredos da boa relação. Isso fará a diferença em toda experiência do tratamento, trazendo segurança e suscetivelmente, bons resultados.

Trabalhar na área da saúde é estar em contato com pessoas a todo momento, sendo assim você lida com vidas, sentimentos, histórias e experiências individuais. 

Na hora de procurar um profissional as pessoas vão buscar por alguém que seja referência, uma boa comunicação será o seu diferencial! 

Até a próxima!

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