Dentre os diferentes ramos da odontologia, podemos citar a dentística. Essa área aborda as técnicas de diagnóstico, prognóstico e prevenção ligadas às funções orgânica e estética dos dentes. Por isso mesmo, entende-se que a dentística se divide em duas grandes áreas: a dentística estética (ou odontologia estética) e a dentística restauradora.
Reconhecida como especialidade odontológica desde a década de 1970, a dentística lida diretamente com uma questão muito sensível, a autoestima dos pacientes. A restauração dos dentes, seja para fins estéticos ou para a recuperação das funções mastigatórias, é um dos serviços mais procurados pelas pessoas que buscam os consultórios odontológicos.
Neste artigo, abordaremos a importância e os principais atributos da dentística restauradora e seus impactos na saúde bucal. Para mais informações sobre a especialização em odontologia estética, clique aqui e tenha acesso ao nosso material mais recente sobre o tema. Boa leitura!
A área da Dentística Restauradora
O principal objetivo dessa área é a restauração completa dos dentes. Na dentística restauradora, a retomada do sorriso acontece com a resolução de alguns distúrbios bucais, tais como a cárie.
A cárie é uma doença infecciosa provocada por algumas bactérias, sobretudo os Streptococcus mutans. Esses organismos se acumulam sobre a superfície dos dentes, provocando o surgimento das placas (biofilme) dentárias. Com o tempo, as bactérias secretam um ácido que acaba por corroer os minerais do dente, provocando sua quebra.
Após o tratamento da cárie, o dentista realiza a restauração da estrutura dentária. Esse procedimento varia do preenchimento dos espaços perdidos dos dentes até a colocação de coroas dentárias. Independente do processo realizado, a etapa final é sempre a mesma: restaurar as funções essenciais dos dentes do paciente, devolvendo sua aparência e melhorando sua autoestima.
A importância da Dentística dentro da Odontologia
No geral, a restauração dos dentes ocorre quase sempre por conta de uma precária higiene bucal, cuja principal consequência é o surgimento da cárie. Contudo, há também traumas provocados por acidentes, que acabam por danificar os dentes, levando o paciente a uma consulta emergencial com o cirurgião-dentista.
Sendo assim, é perceptível alguns aspectos importantes da dentística dentro da odontologia, dentre eles:
- A restauração de espaços vazios na boca, provocados pelo agravamento das cáries e/ou por acidentes que levem à perda parcial ou total dos dentes. Restaurar o sorriso natural e saudável é de suma importância para o bem-estar do paciente, além de reabilitar a mastigação dos alimentos, algo fundamental para uma boa saúde. A restauração ocorre com o uso de materiais pouco invasivos, geralmente resinas pré-fabricadas em laboratórios químicos.
- A substituição de dentes lesionados, antes mesmo da perda dos mesmos. Esse procedimento odontológico funciona prevenindo doenças mais graves, provocadas pelas bactérias que caem na corrente sanguínea após total deterioração do dente. Muitas das vezes, a melhor saída é a realização de um implante dentário, um assunto abordado em nosso artigo.
- O resgate da autoestima do paciente, uma vez que a dentística restauradora proporciona saúde e a melhora da aparência do paciente.
Cabe salientar que os procedimentos de restauração dos dentes são imprescindíveis à manutenção da saúde bucal, caso o dentista indique tais práticas. Uma vez não realizado o processo restaurador, o paciente pode vir a ter agravamento de sua condição. O surgimento de dores frequentes e intensas ou até mesmo a necessidade da realização do tratamento endodôntico e o tratamento com antibióticos são alguns exemplos de agravamento.
Lembramos também que o paciente deve manter uma boa higiene bucal se quiser que os procedimentos restauradores não tenham recidivas, evitando assim repetidas idas ao consultório odontológico. Dentre os cuidados mais frequentes, destacamos os seguintes:
- Escove bem os dentes após as refeições e antes de dormir. As escovas elétricas podem ajudar na remoção da placa bacteriana do dente e das restaurações.
- Use diariamente o fio dental entre os dentes, os implantes dentários, as coroas e sob as pontes, peça ao seu dentista esclarecimentos.
- Evite mastigar alimentos duros e grudentos, pois estes podem danificar seu implante, ponte ou coroa. Evite também bebidas muito ácidas ou que possam manchar seus dentes, tais como os refrigerantes.
Como especializar-se em Dentística?
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, dos mais de 123.743 profissionais registrados no país, apenas 6.470 cirurgiões-dentistas são especializados na área de dentística, resultando num total de 5,2% dos profissionais. Parece contraditório, não?
Porém, lembramos aqui que a especialização em dentística foi reconhecida recentemente se comparada às áreas mais tradicionais, como a ortodontia por exemplo. Além disso, com o advento de novas tecnologias para a restauração dos dentes e o desenvolvimento de técnicas menos invasivas, a dentística passou a ser mais popular e mais procurada pelos pacientes, sobretudo no campo estético.
No ramo da dentística restauradora, há ainda necessidade de formar mais profissionais especializados. Como seguir neste caminho?
Para você que busca a especialização em dentística restauradora, saiba que é preciso, antes, finalizar a graduação em odontologia. Apesar de, didaticamente, separarmos esse campo em duas subáreas, o especialista em dentística responde tanto pelo campo estético quanto pelo campo restaurador.
O especialista em dentística deve ter em mente a busca permanente por uma sólida qualificação, uma vez que as novidades tecnológicas e o desenvolvimento de matérias químicas menos nocivas são uma constante no setor.
Por se tratar de uma especialidade que atende os pacientes emocionalmente abalados pela perda parcial ou total do dente, o especialista em dentística deve ter boa comunicação e empatia, exatamente para saber lidar com os indivíduos que se encontram com baixa autoestima e ainda possuem dúvidas se os procedimentos adequados valem a pena.
A capacidade para empreender é um diferencial para os dentistas especializados nesse setor, pois o largo crescimento da demanda pelos serviços de dentística tem provocado o surgimento de novas clínicas especializadas nesse ramo.
Todas essas habilidades e muito mais, você encontra nos materiais de ensino de qualidade e reconhecidos nos mais diferentes polos de formação profissional. A Editora Napoleão conta com um catálogo completo, com variedade de ofertas de livros-textos e manuais adequados e atualizados à demanda do mercado.
Para mais informações, acesse aqui e veja nossas opções. Até a próxima!